Como tratar retenção de líquido? Saiba como e reduza o inchaço

A retenção de líquido é uma das situações que mais causa desconforto e irritação nas mulheres, causando inchaço que atingem principalmente braços, pernas, glúteos e barriga. Causada pelo acúmulo de água entre as células, é fruto principalmente das alterações hormonais, como aquelas típicas do período pré menstrual e da menopausa. 

 

Entretanto, o inchaço causado por esse probleminha possui tratamentos diversos. Dentre eles, dieta, exercícios, massagens e produtos, que podem ser utilizados isoladamente ou em conjunto.

A seguir, veja como tratar a retenção de líquido e reduzir o inchaço:

Dieta equilibrada para tratar a retenção de líquido

Uma dieta equilibrada é uma grande aliada para tratar a retenção de líquido e reduzir o inchaço. Acima de tudo, é necessário priorizar alimentos naturais como verduras, frutas e legumes. A ingestão de chás diuréticos, como o chá de hibisco e verde, também auxilia muito neste processo.

Além disto, é necessário se evitar o consumo excessivo de sal, gordura, enlatados, embutidos e bebidas alcoólicas, que tendem a aumentar o inchaço.

Consuma bastante água

A ingestão de grandes quantidades de água diariamente é essencial para se tratar a retenção de líquido e reduzir o inchaço corporal.

Indica-se que um adulto deva ingerir cerca de 2 litros de água diariamente, não havendo limite para isto, no entanto.

Se por acaso você tem dificuldades em se lembrar de consumir água, uma boa dica é colocar um despertador no celular como lembrete de tempo em tempo. Outra forma de não se esquecer de beber água é deixar sempre uma garrafinha a vista.

Faça exercícios físicos para tratar a retenção de líquido

Exercitar o corpo é essencial quando se deseja tratar a retenção de líquido e reduzir o inchaço. O aumento dos batimentos cardíacos e da circulação sanguínea proporcionado pelos exercícios auxilia a desinchar, a espalhar nutrientes pelo corpo e a eliminar toxinas.

Aposte na drenagem linfática para a retenção de líquido

A drenagem auxilia na desobstrução dos linfonodos por conseguinte na liberação das toxinas que afetam o organismo e cujo acúmulo pode levar à retenção de líquidos e ao inchaço.

Este tipo de massagem pode ser feito com profissionais como massagistas e fisioterapeutas. A auto-massagem também auxilia, devendo ser realizado com um creme que ajude no deslize das mãos enquanto pressionam a pele.

Contudo, caso não haja melhora no inchaço é indicado que se procure um médico.

Qual sua Nota pra Gente?

Avaliação média: 5
Total de Votos: 10

Como tratar retenção de líquido? Saiba como e reduza o inchaço

Adicionar Comentário