Como Fazer Jejum intermitente para emagrecer: Regras e Dicas

A busca pelo emagrecimento é árdua, principalmente porquê cada corpo tem um sistema diferente. No entanto, o jejum intermitente tem sido um bom aliado nessa missão. Trazendo estratégias que dão resultados e se adaptam aos metabolismos mais distintos. O jejum intermitente para emagrecer é uma boa solução, mas deve ser autorizado por um médico.

Jejum intermitente é bom para emagrecer?

O que é o jejum intermitente?

Muito usado na época paleolítica, quando a caça era a única fonte de alimento. O jejum intermitente é a utilização de um intervalo grande sem se alimentar, de 10, 12, 16 e 24 horas apenas ingerindo líquidos sem calorias.

Como, por exemplo, água com e sem gás, chá e café sem açúcar. Poupando seu organismo de receber qualquer tipo de alimentação nesse tempo, e forçando-o a usar a gordura armazenada no corpo. Queimando a massa gorda.

  • Receitas maravilhosas e fáceis de fazer de sopas detox!

Como funciona o jejum intermitente

As opções de tempo incluem as 8 horas indicadas para o sono. Nas janelas de alimentação, período em que é permitido se alimentar, o ideal é que sejam ingeridas porções com nutrientes e pouco calóricas.

Esse procedimento também é utilizado por lutadores, esportistas e atletas em geral que precisam perder peso em um prazo curto. No início, o processo deve ser feito aos poucos, até que o corpo se acostume.

Jejum intermitente faz mal a saúde?

Quando a pessoa não sabe como fazer o jejum intermitente para emagrecer, o programa pode sim ser prejudicial a saúde. Por falta de vitamina, nutrientes e o combustível calórico que o corpo precisa, a pressão pode baixar e os nutrientes faltarem.

A dica é sempre se preocupar com as repostas que o organismo dá, as reações na sua saúde são o reflexo sobre a adaptação do seu corpo.

Contra indicação do jejum intermitente

O ideal é ter a supervisão de um nutricionista, médico endócrino e educador físico. Pessoas que poderão montar um cronograma de jejum intermitente que não vão prejudicar o desenvolvimento do seu sistema corporal e da sua saúde.

Quem não pode fazer o jejum intermitente?

Existe um grupo de pessoas em que há contra indicação do jejum intermitente para emagrecer. Pois eles não podem ficar longas horas sem se alimentar, têm sistema imunológico frágil ou necessitam dos nutrientes presentes nos alimentos.

São eles:

  • Gestantes e Lactantes – pessoas que precisam de nutrientes para suprir as necessidades do bebê;
  • Crianças e Adolescentes – pois vivem a fase de crescimento;
  • Portadores de doenças crônicas – como diabetes e hipertensão.

Quem não deve optar pelo jejum intermitente

Nesses casos é importante que o processo não seja aderido em nenhum hipótese, mas que essas pessoas cheguem ao emagrecimento com a ajuda de um profissional. Aah, aproveite e veja essa lista com frutas que te ajudam a emagrecer!

Como fazer jejum intermitente para emagrecer?

O ideal de como fazer jejum intermitente para emagrecer é iniciar o processo com menos horas de intervalo, e ir aumentando até que seu organismo se adapte.

Inicie com o jejum de 10 horas, contando as 8 horas de sono. Isso significa se alimentar antes de dormir, e comer novamente duas horas após acordar. Passado uma semana desse processo, comece com 12 horas, depois 16 até chegar nas 24 horas.

No último caso, dentro de uma semana, a pessoa se alimenta um dia sim e outro não. Nas janelas, o ideal é consumir muita água.

Se não conseguir dar esse tempo, consuma porções com poucas calorias. Como bolachas de água e sal, frutas e saladas.

Formas de fazer o jejum intermitente

Fonte: Minha Vida

Regras do jejum intermitente

Para saber como é feito o jejum, é importante focar em pelo menso 3 regras básicas para o sucesso.

  • Alimentação rica: durante as janelas inclua alimentos que são ricos em nutrientes. Esqueça dos fast foods, e comidas enlatadas. O ideal é optar por saladas, proteínas e nutrientes;
  • Opte pelo jejum progressivo: comece com 10 a 12 horas de jejum, e caminhe para o máximo de 24 horas aos poucos. Até que o organismo se acostume;
  • Controle a quantidade de comida que ingere: Mesmo estando com fome, o ideal não é comer porções grandes ou alimentos gordurosos. Utilize a janela para se alimentar em pequenas quantidades, mas em menos tempo.

Dicas para ajudar na hora do jejum intermitente

Agora que você entendeu o que é o jejum intermitente, quanto mais dicas seguir para emagrecer de forma saudável. Maiores são as chances de ter um bom resultado.

  • Conte com a ajuda de um nutricionista e faça acompanhamento médico;
  • Una ao jejum, exercícios físicos de musculação ou aeróbicos;
  • Ingerir fórmulas de vitaminas pode ser uma boa solução;
  • Vá até onde o seu corpo e seu organismo suportam;
  • Prefira alimentos integrais, verduras e cereais. E evite farinha branca, doces e industrializados.

Qual sua Nota pra Gente?

Avaliação média: 5
Total de Votos: 8

Como Fazer Jejum intermitente para emagrecer: Regras e Dicas

Adicionar Comentário