Escova Progressiva: Tipos de Escovas e Prós e Contras

Com total certeza, você já ouviu falar sobre a escova progressiva, ou até mesmo é o tipo de tratamento que você usa no cabelo, não é mesmo?! E é justamente sobre ela que vamos falar, a escova progressiva. Através desse post você vai ficar por dentro de tudo sobre esse procedimento químico que muitas mulheres vêm aderindo. O que realmente é, para que serve, em que tipo de cabelo usar e etc.

escova progressiva

Escova Progressiva

O que é uma escova progressiva?

Afinal falamos tanto, usamos tanto, e de certa forma esquecemos o que realmente importa: O que é uma escova progressiva? Bem, é um procedimento químico utilizado para alisar o cabelo e ao mesmo tempo diminuir o volume dos fios,  e como o nome já diz “progressiva”, o cabelo vai perdendo volume progressivamente. Durante o procedimento, o cabelo vai sendo hidratado, e com a ajuda da chapinha o queratina se fixa no cabelo. Porém o formol, ou seus substitutos é o que garante que o cabelo fique liso. 

o-que-é-escova-progressiva-?

 Quando a escova progressiva é indicada?

Quando a escova progressiva é indicada? Esse procedimento é indicado como forma de alisamento, pois é o que ela faz de fato, diminui o volume do cabelo além de retirar o frizz. Na maioria das vezes é indicada para mulheres que tem o cabelo volumoso e crespo.

Porém, se você tem o cabelo afro, não é recomendado a escova progressiva pois seus fios poderão sofrer sérios danos. Mas se seu cabelo não se encaixa perfeitamente nas características citadas acima, não se preocupe pois você pode sim dar progressiva, mas é preciso ter cuidado com o produto que irá usar e procurar o profissional para saber se realmente você poderá seguir com o procedimento. Aproveite também para conferir dicas de Corte de cabelo para cada tipo de rosto!

antes_e_depois_progressiva_tutanat

Posso usar qualquer produto de Escova Progressiva?

Cuidado, embora todos os produtos para esse processo sejam nomeados como produtos para escova progressiva, não pense: “Posso usar qualquer produto de escova progressiva“, cada produto é para um tipo de cabelo. Se caso você usar algo errado, seus fios poderão sofrer sérios danos.

O ideal é que você procure antes de tudo, um bom profissional que irá fazer o procedimento para que ele indique o tipo certo do produto. As escovas com base de amônia ou tioglicolato de amônia são ideais para cabelos virgem, coloridos e com mechas. As com base de guanidina não são indicadas para cabelos com tintura, porém se você tem o cabelo anelado é ideal. Os com base de etalonamina é justamente para os cabelos crespos e difíceis de alisar. 

posso-usar-qualquer-produto-de-escova-progressiva

Tipos de Escova Progressiva

Vamos conferir agora alguns tipos de escova progressiva, e a partir disso você terá uma noção de qual o melhor para você.

tipos-de-escova-progressiva

Escova Inteligente 

A escova inteligente é composta de queratina liquida, proteínas, minerais e formol. O formol é responsável por alisar os fios, e a queratina pela selagem.

Prós da Escova Inteligente 

A escova inteligente pode ser lavada no mesmo dia ao contrário das outras que é necessário esperar três dias; diminuí os frizz e recupera pontas duplas.

Contra da Escova Inteligente

Os cabelos crespos e ondulados podem não apresentar um bom resultado.

Escova Marroquina

A escova marroquina é composta de argila branca, óleo de cacau do Marrocos e formol. Alisa e hidrata os cabelos. O formol é  responsável pelo alisamento dos fios. A argila branca e o óleo de cacau do marrocos realizam a hidratação.E a queratina sela as cutículas.

Prós da Escova Marroquina

Reduz as pontas duplas e tem durabilidade maior, é ideal para cabelos cacheados, ondulados, ressecados, quebradiços e volumosos.

Contra da Escova Marroquina

Caso você tenha um cabelo sensibilizados, você deve procurar um profissional para avaliar. Se não, seus fios poderão sofrer danos.

Escova de Chocolate

A escova de chocolate é composta de queratina líquida, proteína da seda, extrato de cacau, cafeína, ácidos graxos  formol (ou não). As versões sem formol funcionam mais como hidratação e nutrição que como alisamento. As que contém formol realizam sim o alisamento. 

Prós da Escova de Chocolate

Dá brilho, maciez e reduz o volume. É ideal para cabelos ressecados, com muito frizz e volume.

Contra da Escova de Chocolate

Não serve para fios muito crespos. Pode provocar aumento da produção de óleo no couro cabeludo, causando seborreia e queda dos fios.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.